MAMU Morro Arte Mural 2022 | 📷 Pablo Bernardo - Área de Serviço
O MAMU | Morro Arte Mural 2024 já tem local confirmado: será no Morro do Papagaio, na região Centro- Sul de Belo Horizonte! O patrocínio master da edição é da Cemig. Estamos em diálogo com representantes da comunidade para viabilizar o melhor lugar para o novo macromural. Em breve divulgaremos mais novidades 🤫.
A última edição do MAMU foi realizada na Vila Nova Cachoeirinha, comunidade que faz parte do território da Lagoinha, em 2022. Convidamos a artista Criola, que pintou um macromural de 2.300 m², além da quadra da comunidade. Foram também oferecidas oficinas gratuitas de costura, empreendedorismo, graffiti e de passinho e realizada uma festa de celebração da entrega do projeto.
Confira abaixo o minidoc da última edição.
Dica para o fim de semana: O Canal Curta! exibirá nos dias 16 e 17 de março o documentário "Mulheres Radicais", dirigido por Isabel De Luca e Isabel Nascimento Silva. A obra, filmada em Nova York e São Paulo, apresenta artistas com obras pioneiras que ainda são praticamente desconhecidas. O ponto de partida do longa é a mostra "Mulheres Radicais", que, entre 2017 e 2018, esteve no Hammer Museum em Los Angeles, no Brooklyn Museum em Nova York e na Pinacoteca de São Paulo, reunindo 127 artistas e coletivos de 15 países diferentes. Confira os horários de exibição.
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) é o primeiro museu da América Latina a fazer parte do programa Adobe x Museums, com o apoio da Adobe Foundation. O espaço agora integra o programa Adobe Creative Residency, que dará suporte a projetos artísticos e programas especiais ao longo de quatro anos. Dentre as atividades planejadas estão o Centro Experimental de Cinema Jovem, que selecionará dezenas de jovens por meio de um edital estadual para realizar uma residência artística gratuita, e a expansão do horário de visitação da instituição, proporcionando a mais pessoas a oportunidade de acessar a programação oferecida. Saiba mais.
Vai para Hong Kong ou tem curiosidade sobre a cidade? A jornalista Jenny Leung listou para o site Time Out os 17 melhores lugares para apreciar arte urbana e grafite na cidade chinesa. A diversidade de trabalhos impressiona. Leia a matéria.
Los Angeles é uma das cidades com os aluguéis mais caros dos Estados Unidos, o que torna as moradias inacessíveis para muitas pessoas. Ironia ou não, bem no coração da cidade está o Oceanwide Plaza: um conjunto bilionário de três arranha-céus que permanecem inacabados e vazios há cinco anos. Para expor essa situação, dezenas de artistas se reuniram e realizaram trabalhos de grafite na construção, que podem ser vistos em toda a região. Confira o texto do The New York Times.
Foi lançado esta semana o projeto BH Anos 10, do jornalista Artênius Daniel. O catálogo é estruturado em 12 capítulos e 80 fotos, resgatando os principais acontecimentos culturais, políticos, urbanos e sociais de Belo Horizonte ao longo da última década, de 2010 a 2019. A obra conta com um capítulo dedicado às cenas do grafite, do picho, do muralismo, das galerias independentes, das pequenas ou das grandes intervenções que mudaram efetivamente a face da cidade. Acesse.
Não se esqueça de compartilhar a newsletter para quem você acha que vai curtir, clique no botão abaixo!
E se você recebeu essa newsletter por encaminhamento mas ainda não segue a gente, não esquece de assinar e não perder nada :)